O Chile é o país com melhor IDH da America Latina, enquadrando-se no no índice de "Muito Alto Desenvolvimento Humano" no ranking de 2013. Muitas pessoas não gostam ou não entendem questões estatísticas, mas quando você sai do Brasil e conhece outro país com IDH melhor, fica mais fácil a compreensão. No Chile, não é diferente. Vou citar especificamente Santiago onde é nítida a qualidade de vida um pouco superior a alguns lugares do Brasil. Eu mesmo, trocaria qualquer cidade do Brasil por Santiago. Lógico, nem tudo são flores e o Chile não faz parte dos países desenvolvidos.
Santiago é a cidade mais populosa do Chile. A região metropolitana de Santiago detém cerca de 40% da população do Chile. O Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez é o maior do Chile e está localizado a cerca de 19 quilômetros do centro de Santiago. A aeroporto não é atendido por metrô ou trem, mas possui táxis, vans e ônibus. O ônibus tem ponto final na estação de metrô próxima do centro de Santiago, sem dúvidas é opção mais barata.
PONTOS TURÍSTICOS
PLAZA DAS ARMAS: Principal praça de Santiago, está localizada no centro da cidade e é um dos principais pontos turísticos da capital Chilena e considerado como um marco zero. Foi nesta praça que em 1541, Pedro de Valdívia fundou a cidade. Ao redor da praça há diversas construções importantes como a Catedral de Santiago, Prédio dos Correios, Museu Histórico Nacional e um imponente prédio que vidro que se destaca ao meio dos antigos prédios. O fluxo de pessoas na praça é alto, afinal de contas é o centro da cidade, além disso, há diversas cafeterias no local.
CERRO SANTA LUCIA: É uma dos vários cerros que possui a cidade de Santiago, que por sinal é plana. Este Cerro oferece uma vista panorâmica em 360 graus para toda a cidade e com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Esta a 629 metros de altitude acima do mar e a 69 metros em relação a cidade. O lugar é cheio de pessoas namorando, fazendo piquenique, descansando e mesmo passeando. Além disso, há várias estatuas, fontes e algumas pequenas construções no estilo neoclássico.
CERRO SAN CRISTÓBAL e ZOO: Este é um outro famoso cerro que está a 880 metros de altitude do nível do mar. Dentro de complexo verde, está localizado o Zoológico de Santiago e uma estátua e Santuário de La Inmaculada Concepción. Foi neste local que o Papa João Paulo II celebrou uma missa em 1987, em sua única visita ao Chile. No cerro pode-se observar a deslumbrante vista da cidade. É possível subir o cerro de bicicleta, carro (até um certo ponto), a pé ou pelo principal meio, o Funicular na qual há duas paradas, sendo o primeiro do Zoo e o segundo do Santuário.
MUSEU DE BELLAS ARTES: O museu de Belas Artes é sem dúvidas um dos edifícios mais bonitos de Santiago. Com arquitetura neoclássica com detalhes em art nouveau nos remete a Paris. Construído em 1910 em homenagens ao centenário de Santiago, o projeto do museu foi encomendado pelo arquiteto Chileno-Francês Emile Jequier, que buscou inspirações pela via interna e da fachada do Petit Palais, em Paris. Hoje o Museu é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e possui um acervo de mais de 4000 obras chilenas e estrangeiras.
PARQUE FLORESTAL: Este é um dos locais que eu mais gosto em Santiago. Um lindo e charmoso corredor verde em meio a construções de Santiago que divide o bairro boêmio de Bellavista e o intelectual Lastarria. O parque está ao lado do Rio Mapocho que no verão fica quase seco e que no inverno com as chuvas e os desgelo da Cordilheira, este chega a quase transbordar. De um lado do Parque está o museu de Bellas Artes e do outro o prédio da Telefônica. Ah, uma curiosidade, foi neste parque que Pablo Neruda conheceu Matilde Urrutia.
EDIFÍCIOS TURRI E TELEFÔNICA: Os edifícios Turri no estilo Art Deco, foram construído em 1929 e pedido de Enrique Turri e foram considerados como os maiores arranha-céus de Santiago. Ao lado destes, está o prédio da Telefônica, construído em um formado de celular com 32 andares, foi ate 1999 o edifício mais alto da cidade, perdendo o posto para o Titanium La Portada, que também perdeu o título para o Costanera Center, sendo este o maior da América Latina.
BAIRRO BELLAVISTA: Próximo do prédio da Telefônica, atravessando o Rio Mapocho encontra-se o famoso e boêmio bairro de Bellavista, conhecido pela alta gastronomia e um dos mais badalados bairros de Santiago, seja de dia ou a noite. Um local com boates e bares para todos os gostos.
MERCADO CENTRAL: Construído em 1872 com estrutura metálica de ferro fundido oriundo do Reino Unido, é um dos locais mais visitados no da cidade. É possível encontrar restaurantes, lanchonetes com comidas típicas e até mesmo barracas com souvenires, peixes, carnes, frutas, legumes e etc. É um ponto de parada quase que obrigatório. Não estranhe se for abordados por pessoas indesejadas oferecendo serviços para os restaurantes.
SEDE DO GOVERNO - MONEDA: Inaugurado em 1805, foi projetado pelo italiano Joaquim Toesca, que o construiu no estilo neoclássico italiano. Originalmente, o palácio foi criado para ser a sede da Casa da Moeda quando o país era colônia da Espanha. Mas em 1945 que o Palácio foi transformado em sede do Governo. Localizado no centro de Santiago, ele está cercado por duas praças, a Plaza de la Ciudadanía que está em frente ao palácio e possui um gramado e uma fonte. A outra é a Plaza de la Constitución, que encontra-se atras do palácio e possui belos jardins e bancos, onde as pessoas costumam descansar. Ao redor do palácio, é possível ver diversos órgãos do Governo. Uma curiosidade é que nem todos encontram-se em Santiago, a sede do legislativo fica na cidade de Valparaíso, que citarei no próximo post, que se chamará Guia Turístico por Vinã del Mar e Valparaíso.
SHOPPING PARQUE ARAUCO: É o mais tradicional complexo de Santiago. Ponto de encontro para muitas pessoas e até mesmo um ponto turístico da cidade, sendo citado em vários guias. Possui três andares com mais de 200 lojas que atende a todos os tipos de pessoas. O shopping não está tão próximo do centro, mas é possível chegar até lá de metrô, podendo descer nas estações de Manquehue (1,9 km) ou Escuela Militar (2.1 km). Quando fui ao shopping, desci na Escuela Militar, pois assim pude apreciar a Escola Militar e a região que é uma das mais modernas de Santigo, como é possível ver nas fotos abaixo.
CASA DE PABLO NERUDA: Pablo Neruda nasceu em 12 de Julho de 1904 em Parral no Chile e foi um poeta chileno e considerado um dos mais importantes escritores em língua castelhana. Ele alternou sua vida literária com a diplomática, sendo embaixador chileno na França, quando ocorreu o golpe de Estado que depôs o presidente Salvador Allende. Pablo ainda recebeu um Prêmio Nobel de Literatura e o Prêmio Lênin da Paz. Recebeu também o Prêmio Nacional de Literatura em 1945. Pablo Neruda faleceu em 1973 em Santiago. Pablo tinha várias casas, uma delas em Santiago, que hoje virou Museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário