sábado, 5 de junho de 2021

Cruzeiro Costa Fascinosa

A postagem de hoje será sobre a experiência de viajar a bordo de um Cruzeiro, para mim uma das melhores maneiras de conhecer vários países pagando pouco. O início das viagens de Cruzeiro na América do Sul é no final do ano (novembro/dezembro) e geralmente se estende até os meses de março e abril, dependendo da companhia. O Costa Fascinosa é um cruzeiro de 290 metros de comprimento, com capacidade de 3.800 hospedes e 1110 tripulantes. Nasceu com objetivo de homenagear obras teatrais e de cinema, seus decks trazem os nomes de personagens famosos como Jivago, Aida e Tosca. 

Detalharei um pouco como foi viajar pelo Costa Fascinosa, em uma travessia de 16 dias saindo do Rio de Janeiro e desembarcando em Savona na Italia. 

Para este navio, havia opções de sair dos portos de Santos e do Rio de Janeiro, optei pelo segundo, pois é próximo ao aeroporto Santos Drumond. Os portos variam de companhia e temporada, por isso basta realizar pesquisas nos sites de viagem ou no site da própria companhia, as companhias mais conhecidas que viagem pelo Brasil praticamente todos os anos são a MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros.

Pra você que optar pelo porto do Rio de Janeiro, uma dica é usar o VLT que sai do aeroporto do Galeão e o deixa no Terminal de Embarque. Antes de adentrar ao terminal, funcionários do terminal irão conferir seu ticket e neste momento identificarão (etiqueta enviada por e-mail e que deve ser impressa) e recolherão suas bagagens. Ao adentrar para o Terminal, seus documentos serão verificados e você receberá uma senha para realizar o check in, em  seguida você passará no aparelho detecção de metais e depois basta sentar e aguardar a hora do check in, você será avisado pelos painéis e caixas de som. No check in você receberá um cartão/chave e em seguida basta seguir seu caminho até o Cruzeiro.


Ao caminho do Cruzeiro, lembre-se de tirar fotos, haha, você verá uma multidão de pessoas fazendo isso. Na hora de entrar no navio, será solicitado seu cartão de embarque, que é tipo um cartão de crédito, na qual há suas informações e sobre sua cabine, horário de jantar. Através deste cartão que eles fazem o controle de acesso. Ao deixar o Cruzeiro durante as paradas, é com este documento que é realizado o controle de quem deixou o navio, não perca o cartão, deixe ele bem guardado.



Entrar no navio é um experiência muito interessante, pois geralmente é a primeira vez da maioria dos passageiros neste navio e com isso, é muito comum as pessoas se perderem, o que ao meu ver é bem gostoso. A primeira coisa que fiz foi procurar minha cabine, queria deixar meus pertencentes, antes de começar a explorar o navio e bem como procurar o restaurante para fazer um lanche, há um restaurante self-service no 9 andar, há entrada também pelo 10 andar. 

A procura do quarto: 



Restaurante do 9 andar:


Depois do lanche, decidi fazer um tour pelo navio, claro, conhecer apenas um pouco, pois o navio é bem grande e há muito o que explorar ao longos dos dias. Um evento bastante disputado no primeiro dia é a saída do Cruzeiro, fique atento ao horário e depois procure um espaço para curtir este emocionante momento acompanhando de música Italiana e muita buzina do navio, postarei um video no meu YouTube deste momento.


Depois da saída do Cruzeiro, é hora de se preparar para o jantar e o que vem depois. Todos os dias a bordo haverá jantares especiais nos restaurantes Gattopardo e o Otto e Mezzo. Em seguida a cada jantar há shows no Teatro Bel Ami.

Restaurante do jantar

Cardápio do primeiro dia


Alguns dos pratos:







Após o jantar é hora de ir para o Teatro Bel Ami e aproveitar o show, cada dia o assunto é um tema diferente, postarei no meu YouTube alguns vídeos.


Para tirar suas dúvidas sobre Cruzeiro, terá logo no início uma apresentação de boas vindas, falando um pouco do navio, dos jantares, dos shows, eventos, treinamento de segurança, como será o desembarque e outras informações.

Para a diversão a bordo há muitas opções, você poderá se divertir nos diversos bares do navio, na pista de corrida, nas jacuzzis, nas piscinas (uma delas com toboágua), academia, sauna, seminários, workshop e festas temáticas e muito mais. Há algumas atrações pagas a parte como o simulador de Fórmula 1, golfe e cinema 4D. Não deixe de verificar o Diário di Bordo, todos os dias a noite é deixado na porta da sua cabine este folheto, que contem todos os eventos do próximo dia, abaixo foto de um dos folhetos que recebi, como pode ser visto, há muito o que fazer.





Academia com sauna





                                    
A academia sempre tem gente, mas é possível malhar tranquilamente, nas imagens não tem ninguém, pois era madrugada, fomos informados pelo capital que durante a madrugada (não lembro mais o horário) passaríamos pelo estreito de Gibraltar, o que permitiria visualizar a Espanha de um lado e Marrocos do outro. Achei meio perigoso ficar na área descoberta do navio, parte superior, pois ventava muito e o vento estava carregando algumas pessoas, ainda sim, consegui fazer algumas fotos do lado Africano, há mais luzes que o lado Europeu.

Piscina coberta
Bancos de sol na parte de trás do navio
Toboágua, piscina aberta e bancos de sol



Para quem é fã de cassino, o Cruzeiro oferece diversas máquinas para você arriscar a sorte. Participei do bingo com minha família, é bem divertido e o prêmio é dólares. 




Um dos eventos do Cruzeiro foi um que ocorreu à meia noite, que era uma visita as instalações da cozinha, se estiver acordado e com fome, vale muito a pena.







Há muitos outros eventos a bordo, como BravoChef, The Voice, eventos de dança/fitness, festas e outros, basta ver no Diário di Bordo o horário de cada um e aproveitar.





Para quem gosta de compras, há diversas lojas a bordo, de roupas a perfumes. Ao longo de todo o Cruzeiro há quiosques com promoções, algumas realmente valem a pena, mas não recomendo comprar nada no início, pois nos dias finais do Cruzeiro eles estavam oferecendo bons descontos, pelo menos no Costa Fascinosa, não posso afirmar de outras companhias marítimas. 

Fotos avulsas do Costa Fascionosa

Aplicativo Costa que mostra a posição do navio
Bares





Átrio visto de cima

Vista do mar

Dia frio

SPA e entrada da academia/sauna
Área externa
Área das lojas e elevador panorâmico


Nos dias de parada o mesmo costuma ser bem corrido, se você é daqueles que curte conhecer ao máximo uma cidade, recomendo que acorde cedo, tome seu café da manhã e esteja preparado para ser um dos primeiros a sair do navio. Antes de descer, leia todas as informações do folheto deixado no seu quarto na noite anterior, pois nesta há informações importantes sobre o desembarque e embarque dos passageiros em dias de parada. Em breve farei uma nova publicação com as fotos das cidades que paramos ao longo da travessia. 

Antes do desembarque final, os passageiros são convidados (por nacionalidade) para um reunião, na qual será apresentada o fluxo de desembarque, como a ordem, como deixar sua bagagem identificada por cor na noite anterior e onde aguardar. Este pra mim é um dos momentos mais tristes da viagem.

Espero que tenham gostado da postagem, pra mim viajar de Cruzeiro é sempre a melhor opção, paguei por volta de R$ 4.500 reais no Cruzeiro, o que me possibilitou conhecer algumas cidades do Brasil e cidades da Espanha, França e Itália em uma viagem de 16 dias. O melhor é que neste valor esta incluído alimentação, hospedagem e muita diversão, acho um excelente negócio. Claro, ao visitar as cidades tudo é bem corrido, mas nas cidades que conheci o porto é praticamente no centro e da pra conhecer os principais pontos turísticos. Há opções de excursão pago a parte, alguns realmente muito bons, desde passeios para ir ao principais pontos turísticos, visitar cidades importantes próximas do porto, trilhas, roteiro de bike e muito mais, vale a pena dar uma pesquisada.

Além do valor pago acima, é preciso comprar a passagem de volta para o Brasil, nem sempre terá opção no mesmo dia, então, é preciso pesquisar bem e as vezes pagar uma diária na cidade de desembarque. Eu desci em Savona, peguei trem para Roma e fiquei alguns dias em Roma e depois peguei voo para Brasil pela TAP com Stopover de 4 dias em Lisboa. Quando pesquisei, o preço da TAP era o mais barato sem sombras de dúvida, ainda hoje, pesquisando por viagens (viajando na maionese) acho que a TAP tem o melhor preço. 

Te vejo na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário