Depois do giro pelo Chile, chegou a hora de falar do Peru. Mas como há muito a ser dito sobre esse país, para não deixar o post de hoje mais longo do que já está, irei dividi-lo em duas postagens: primeiro, Lima, mais para frente eu conto como chegar a Machu Picchu. Tenho certeza que esta será uma das mais interessantes postagens. Até porque chegar a Machu Picchu partindo de Lima é uma grande saga e foi uma das melhores viagens que já fiz. A aventura começa com a chegada em Lima; aí é voar para Cusco e correr para pegar um táxi, van ou ônibus para a estação de trem em Poroy, próximo a Cusco, ou ir para a estação na cidade de Ollantaytambo. De trem, chega-se à cidade de Águas Calientes; lá, você deverá pegar uma van em frente à estação Ollantaytambo, que o levará até a entrada de Machu Picchu. Toda essa jornada pode levar mais de um dia: alguns lugares, como Cusco e Ollantaytambo, eu recomendo tirar um tempo um pouco maior para visitar.
LIMA
Capital do Peru e maior cidade do país, Lima, na costa do Pacífico, abriga mais de um quarto de toda a população peruana. A metrópole é atendida pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez, que recebe voos de várias partes do mundo. Sair do aeroporto é muito fácil, mas vale lembrar que lá não tem trem ou metrô, sendo assim, as alternativas são táxi ou van. Cabe ressaltar ainda que a cidade de Lima é extremamente limpa e as pessoas são bem atenciosas.
A 17 quilômetros do aeroporto está Miraflores, o bairro mais famoso e visitado de Lima. O local é famoso por seus hotéis, shoppings, restaurantes, cassinos e jardins, além de proporcionar uma das vistas mais incríveis da cidade: o mar. Não é difícil entender a razão por que o bairro leva esse nome, já que a região é muito florida e realmente veem-se flores por todos os lados.
A orla do bairro é para mim um dos lugares mais lindos da cidade. O que me chamou a atenção lá foi o Shopping Lacomar, construído na encosta das falésias da cidade.
Outro ponto na orla que vale uma parada é o Parque del Amor: uma praça com lindos jardins, bancos e uma vista deslumbrante que merece visitas durante o dia e a noite. Para quem gosta de um pouco mais de aventura, é possível fazer passeios de paraglider ao lado do parque.
Apesar da água gelada e das muitas pedras, o mar em Lima é um passeio à parte: a vista do oceano ao lado das falésias e dos prédios que se erguem sobre elas é sensacional. Para quem estiver com fome, ainda há um lindo restaurante sobre o mar.
Outro lugar de que gostei muito foi o Circuito Mágico das Águas, que é um parque urbano que mistura diversas fontes com jogo de luzes e músicas. É possível voltar a ser criança nesse lugar mágico, mas, prepare-se para sair um pouco molhado, caso queira interagir com o que o parque tem a oferecer.
A Praça Maior ou Praça das Armas é um espaço que reúne o Palácio do Governo, a Catedral de Lima, a Prefeitura de Lima e outros espaços e órgãos públicos. Além de ser uma praça muito florida, é um local de grande concentração de turistas, que se encontra no centro histórico de capital peruana.
Perto dali, ainda dentro do centro histórico, está a Praça de San Martín, construída para celebrar os 100 anos da independência do país. Declarada, em 1988, pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade, ela chama a atenção pela imponência e beleza dos monumentos.
Próximo à Praça San Martín está o Palácio da Justiça de Lima, outro bonito edifício da capital.
Lima possui diversos restaurantes; recentemente, o Restaurante Central foi eleito como o melhor da América Latina. Não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas posso dizer com segurança que a culinária peruana é incrível.
Assim como qualquer cidade grande, há muitos Fast Foods. Mas, para quem gosta de fugir do óbvio e experimentar algo fora do comum, uma alternativa às principais redes que recomendo conhecer é a rede peruana Bembos. Eles oferecem hambúrgueres diferentes dos convencionais e muitos com ingredientes típicos do Peru.
Esse foi um pouco do que vi em Lima! O post ficou grande, mas a visita surpreende e realmente compensa! Nos próximos dias irei postar como ir a Machu Picchu saindo de Lima.
Aguardem!
Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário