Terceiro melhor país para se morar na América do Sul e também o menos corrupto da América Latina, o Uruguai faz fronteira terrestre apenas com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul; suas divisas com a Argentina são através do Rio Uruguai e do estuário do Rio da Prata. Sendo o segundo menor país da América do Sul em extensão territorial, atrás somente do Suriname, o Uruguai abriga mais da metade da sua população na região metropolitana de sua capital, Montevidéu. A título de comparação, com quase 6 milhões de habitantes, a região metropolitana de Belo Horizonte supera em mais de 2 milhões a população de toda a nação uruguaia.
Os direitos civis e a democratização da sociedade sempre foram preocupações constantes do governo uruguaio: o país foi o primeiro a legalizar o divórcio, em 1907, e o segundo na América a legalizar o direito das mulheres ao voto. Além disso, foi o primeiro país sul-americano a legalizar, em 2007, a união civil entre pessoas do mesmo sexo e a adoção homoparental. Já em 2013, aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No mesmo ano, foi o primeiro país do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de Cannabis, marco que fez o país ser classificado pela revista The Economist como o país do ano de 2013.
Apesar de o IDH do país ser superado pelos da Argentina e do Chile, a capital uruguaia detém o título de melhor cidade latino-americana, com melhor qualidade de vida, e ainda está entre as 30 cidades mais seguras do mundo. Quanto à infraestrutura de transportes, Montevidéu é atendida pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, também conhecido como Aeroporto General Cesareo L. Beriss que é um dos mais modernos e bonitos do mundo. Ele se encontra a 20 quilômetros do centro da cidade e dispõe de fácil acesso através de táxis, ônibus e vans. Ao sair do desembarque, você se deparará com diversas empresas de transportes; eu optei pela van, por deixar na porta do hotel a um preço fixo. Ao lado das lojas, há o centro de informação turística, onde você poderá tirar dúvidas e pegar um mapa da cidade.
PONTOS TURÍSTICOS
Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Praça da Independência, localizada no centro da cidade, no limite da cidade velha. Foi originalmente projetada pelo arquiteto Carlo Zucchi em 1837, mas, ao longo do tempo, foram sendo acrescentados outros itens de grande relevância histórica. Em 1923, foi inaugurado no centro da praça um monumento ao militar José Gervasio Artigas, herói nacional uruguaio. Meio século mais tarde, foi construído, em granito, um mausoléu subterrâneo sob a estátua para abrigar a urna com os restos mortais de Artigas.
Ao redor da praça encontram-se importantes prédios dignos de nota. O Palácio Salvo, na esquina com a Avenida 18 de Julio, é um imponente edifício de estilo eclético, quase tão antigo quanto a própria praça. Erigido em 1928, o prédio tem 95 metros distribuídos por seus 27 andares – embora hoje não pareça muito, a torre foi por muito tempo considerada a mais alta da América do Sul (atualmente, o edifício que detém esse título está no Chile e alcança os 300 metros).
Outro prédio é a Torre Executiva, onde funciona a sede da Presidência do Uruguai. Um fato curioso sobre esse edifício é que ele abrigaria originalmente o Poder Judiciário uruguaio, mas, em 2006, optou-se por utilizá-lo como sede do Poder Executivo do país.
Adjacente à Torre Executiva está o Palácio Estévez, antiga sede do governo uruguaio. Construído em 1874 para abrigar a família do financista portenho Francisco Candelario Estévez, de quem herdou o nome, o casarão foi adquirido pelo governo em 1878, quando passou a ser a sede oficial da presidência do Uruguai. Hoje ali funciona o Museu da Casa do Governo, dedicado à história da presidência.
Não longe dali está o Teatro Solís, o mais importante centro cultural do país, inaugurado em 1856. Seu nome homenageia o comandante da primeira expedição europeia a penetrar no Rio da Prata. É possível fazer uma visita guiada pelo teatro, conforme os horários apresentados neste link.
Seguindo a Rua Sarandi, onde está a Porta da Cidadela, você chegará à Praça da Constituição, popularmente conhecida como Praça Matriz, onde está localizada a Catedral Metropolitana de Montevidéu, a principal igreja católica da cidade, construída em 1720.
Indo um pouco mais adiante na Rua Sarandi e virando à direita, você chegará à Praça Zabala, local onde antigamente ficava o forte de Montevidéu. Trata-se de um lugar agradável, com estilo aconchegante, onde é possível ver diversas crianças brincando. Partindo da praça pela Rua Solis, você passará em frente a sede do Banco República, o mais importante do Uruguai, no caminho para o Mercado do Porto.
Um pouco mais distante, seguindo pela orla, ainda na região do porto, está a Torre das Telecomunicações, sede da companhia estatal de telecomunicações. O edifício, de estilo futurista, é atualmente o mais alto arranha-céu do país e permite a entrada de turistas até um dos últimos andares para apreciar o panorama da cidade. Vale dizer que a vista é deslumbrante.
Distante apenas alguns quarteirões está o Palácio Legislativo, que é um dos mais bonitos do mundo. Ele demorou mais de 15 anos para ser construído e foi inaugurado em 1925, em comemoração aos 100 anos da Declaração da Independência. É um lugar muito imponente e, com certeza, vale uma visita. Existe um passeio guiado pela sede legislativa, mas, infelizmente, não tinha no horário em que eu estava visitando.
Próximo ao Palácio Legislativo está o Mercado Agrícola de Montevidéu, um agradável, organizado e bem cuidado lugar com diversas lojas com produtos não perecíveis, frescos e nativos. Além ainda nas redondezas, um supermercado, loja de utensílios domésticos, casas de vinho e restaurantes, dentre outros estabelecimentos.
Mudando de região, do outro lado da cidade, está Pocitos, um bairro de classe média alta que, repleto de lojas, restaurantes, shoppings e cafés, oferece boas opções para compras e gastronomia. Uma das principais avenidas é a Rambla, uma avenida beira-rio que se estende por mais de 20 quilômetros. Bem movimentada, é muito utilizada pelos moradores para caminhadas ou simplesmente para sentar e apreciar a linda paisagem às margens do Rio da Prata. A região da praia também abriga um local muito procurado pelos turistas: o letreiro de Montevidéu.
Outro lugar que visitei e que não fica tão próximo do centro da cidade foi o EstádioCentenário. É um lugar muito conhecido, construído para sediar a Copa do Mundo de 1930, vencida pelos donos da casa sobre a Argentina por 4 a 2. O local também abriga um Museu do Futebol, com detalhes sobre sua construção e partidas marcantes ali realizadas.
Nos arredores do Estádio está o belo Parque José Batllés y Ordóñez, onde há uma escultura chamada de La Carreta, em homenagem ao antigo meio de transporte.
Voltando à região de Pocitos, irei recomendar o hotel em que fiquei: oIntercityMontevidéu, que é de uma rede brasileira. O hotel é excelente, os funcionários são atenciosos, o café da manhã é muito bom, o quarto é confortável e o terraço tem uma vista deslumbrante para toda a cidade. Além disso, no terraço há sauna, jacuzzi e academia.
O hotel está próximo ao Parque Rodó e ao Shopping Punta Carretas. O parque, que leva esse nome em homenagem ao importante escritor uruguaio José Enrique Rodó, abriga uma das principais áreas verdes e de lazer de Montevidéu. Possui diversos lagos, brinquedos, fontes e estátuas. É um local muito bacana de se visitar e recomendo uma ida ao parque no por do sol, pois a vista é deslumbrante. Já o shopping foi construído utilizando a estrutura de uma antiga prisão. Algumas partes dela ainda podem ser vistas na construção atual, inclusive a fachada externa do shopping; ao andar pelo centro comercial é possível ver algumas recordações de sua antiga função.
INDO A BUENOS AIRES
Esses são alguns dos pontos turísticos da capital uruguaia. Como disse anteriormente, o Rio da Prata divide o Uruguai da Argentina, de forma que um passeio muito procurado é a ida a Buenos Aires de barco. Pode-se ir saindo do Porto de Montevidéu ou a partir de Colonia del Sacramento, uma cidade de colonização portuguesa, distante cerca de 200 km da capital. Como optei pela segunda alternativa, comprei um ticket combinado de ônibus + barco. O ônibus sai da estação do Shopping Tres Cruces e vai à cidade de Colonia em um percurso de 2 h 30 min. Ao chegar à cidade, você pegará o barco e chegará a Buenos Aires em cerca de 1 hora.
As empresas que fazem os trajetos entre estes países são:
- Buquebus
Espero que tenham gostado da postagem de hoje. No nosso próximo encontro, continuarei o roteiro falando de Buenos Aires, seja a chegada por barco ou por avião. Espero vocês!