quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Passeio por Valparaiso e Vinã del Mar.


Antes de falar sobre as cidades, é bom informar que há diversas empresas que fazem passeios de Santiago a Valparaíso e Vinã del Mar, saindo de manhã e voltando no final da tarde. Estas cidades estão entre as mais visitadas no Chile, sendo Santiago, a capital, o destino preferido dos turistas. 

Valparaíso está a pouco mais de 100 km da capital, no litoral, e é famosa por seus diversos morros: são nada mais e nada menos que quarenta e cinco ao todo no município. A cidade também é conhecida por sua arquitetura do século XIX, sendo seu centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Há diversos casarões pela cidade, mas é uma pena que sua beleza nem sempre seja acompanhada de esforços eficientes para sua conservação. 





A cidade possui ruas estreitas e casas coloridas, o que dá um certo charme para a cidade.



O fato de a cidade estar em um morro, nos leva a outro passeio bem comum na cidade: os funiculares, também conhecidos como ascensores, que ligam a parte baixa à alta e permitem uma vista privilegiada da cidade.




Outro ponto turístico da cidade é a casa de Pablo Neruda, um local que o escritor escolheu para fugir do cansaço que Santiago o trazia.




Uma curiosidade é que nem todas as sedes do Governo Chileno encontram-se em Santiago. Valparaíso é a sede do Poder Legislativo da República do Chile, ademais de outras repartições estatais, como o Comando da Armada de Chile, o Serviço Nacional de Aduanas e o Conselho Nacional da Cultura e das Artes.




Vizinha de Valparaíso, Vinã del Mar é uma cidade mais desenvolvida e com maior poder aquisitivo, o que pode ser facilmente percebido em um simples passeio pela cidade.





Localizada no litoral do Oceano Pacífico, a cidade é famosa por suas praias, principalmente durante o verão. Além disso, possui bons hotéis, cassinos, restaurantes, museus e uma boa infraestrutura. 









Em Vinã del Mar, há um pouco mais para se conhecer, mas por ser um passeio de bate-e-volta, os guias turísticos acabam mostrando apenas os principais pontos turísticos, que foram apresentados nessa publicação.