sábado, 20 de dezembro de 2014

GUIA POR LISBOA

Lisboa que é capital de Portugal é a cidade que recebe o maior número de turistas, além de ser a mais importante do país. Além disso, possui uma clima único, sendo uma das cidade mais quentes da Europa, devido a sua posição e a presença do Oceano Atlântico. Em Lisboa há diversos pontos turísticos e alguns destes estão citados abaixo.

Torre de Belém

A Torre de Belém, que está na margem do Rio Tejo, é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. Caso deseje saber um pouco sobre a história, guias, horários de funcionamento da Torre, clique na palavra "Torre de Belém" no inicio da frase para que você seja encaminhado ao site oficial da Torre de Belém.
Torre de Belém - Fonte: Henrique Ricoy
Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos assim como a Torre de Belém, é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e também é classificado como Património Mundial pela UNESCO. Ambos monumentos estão próximos um do outro, sendo uma caminhada de mais ou menos 15 minutos.

Mosteiro dos Jerónimos - Fonte: Henrique Ricoy

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos foi erguido em 1940 em homenagem a obra de Infante D. Henrique que foi um impulsionador das descobertas. Este está localizado a frente do Mosteiro dos Jerónimos. Assim como as obras citadas acima, esta está localizada na Região de Belém. 

Padrão dos Descobrimentos - Fonte: Henrique Ricoy
Praça Marquês de Pombal

Uma das praça mais importantes de Lisboa, na qual está localizada na Avenida da Liberdade e de frente ao Parque Eduardo VII. Entre o Monumento do centro da praça e o parque há diversos pontos de ônibus turísticos, onde é possível comprar no local tickets para guias por Lisboa. 

Praça Marquês de Pombal - Fonte: Henrique Ricoy
Parque Eduardo VII - Fonte: Henrique Ricoy

Avenida Liberdade

Uma das principais e a mais charmosa avenida de Lisboa, neste encontra-se diversas e grandiosas lojas de Grifes. Está inicia-se na Praça Marques de Pombal e estende-se até ao Teatro Nacional D. Maria II.

Avenida Liberdade - Fonte: Henrique Ricoy
Praça Dom Pedro IV / Rossio

Está praça recebe um enorme fluxo de turistas, seja pelas fontes, pelo Teatro Nacional D. Maria II ou pelos inúmeros restaurantes da região, além de estar na parte mais antiga antiga da cidade e próxima a cidade alta.

Praça Dom Pedro IV - Fonte: Henrique Ricoy
Rua Augusta

Uma das principais ruas comerciais da cidade baixa, fica entre a Praça Dom Pedro IV e a Praça do Comércio. Além de lojas, é possível encontrar inúmeros restaurantes ao da rua.

Rua Augusta - Fonte: Henrique Ricoy
Rua Augusta - Fonte: Henrique Ricoy

Praça do Comércio

Conhecida também como Terreiro do Paço, foi a principal entrada marítima da cidade.

Praça do Comércio - Fonte: Henrique Ricoy
Praça do Comércio - Fonte: Henrique Ricoy
Praça do Comércio - Fonte: Henrique Ricoy

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge está localizado na Cidade Alta e é um dos mais famosos pontos turísticos de Lisboa. Chegar no mesmo é uma aventura, pois pode-se ir a pé e apreciar as longas e estreitas ruelas, onde é possível fazer compras e comer.


Indo ao Castelo de São Jorge - Fonte: Henrique Ricoy
Entrada Castelo de São Jorge - Fonte: Henrique Ricoy
Ruas da Cidade Alta - Fonte: Henrique Ricoy
 

Vista da Cidade Alta - Fonte: Henrique Ricoy
Vista da Cidade Alta - Fonte: Henrique Ricoy

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SAINDO DO AEROPORTO DE BARCELONA EL PLAT

Chegar ao centro de Barcelona através do aeroporto de Barcelona-El Prat é muito fácil e há boas opções como ônibus e trem.

Ônibus

A rede oficial de ônibus do aeroporto é a Aerobús possuindo saídas nos terminais 1 e 2. O ônibus tem como destino final a Plaça Catalunya, e fácil conexão ao metrô. O site do aeroporto possui informações detalhas com as plantas do aeroporto, detalhando assim o local de chegada e saída dos ônibus. 

Outro site útil é o da empresa Aerobús. 

Localização da Plaça Catalunya no mapa do metrô.



Trem

O trem que sai do aeroporto de Barcelona e vai até o centro da cidade, sai do Terminal 2 e caso esteja no Terminal 1, basta utilizar de forma gratuita o transporte de conexão entre os terminais. O aeroporto é muito bem sinalizado e deste modo fique atento as placas. Neste site é possível visualizar as plantas do aeroporto com a localização dos pontos de parada. 

Você deverá descer no primeiro ponto do Terminal 2 e apos descer do ônibus você verá uma grande e longa passarela que o levará a estação. Para acessa-lá, adentre o aeroporto e suba ao segundo nível e ao chegar no mesmo você estará de frente a passarela.

No site da Renfe é possível visualizar horários, preços e até mesmo comprar os tickets.  

Um site muito útil é o da empresa de transportes urbanos de Barcelona, vale a pena dar uma pesquisada.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

GUIA POR BARCELONA

Quem não conhece Barcelona, não sabe o que está perdendo. Tive a oportunidade de conhecer esta encantadora cidade em Outubro de 2014 e a única coisa que posso dizer é: quero voltar. Encantei-me com esta cidade por diversos aspectos: qualidade de vida, clima, praia, sol, pontos turísticos e as pessoas, que foram receptivas, educadas e prestativas. Fui super bem tratado em todos os lugares que fui ou na qual tive que pedir alguma informação. E por último o sentimento de carinho e emoção de estar em um lugar que seu espírito simplesmente diz “amei” e “quero voltar”. 

Complexo da Praça de Espanya e Parque Montjüic

Está região possui diversos pontos turísticos, um muito próximo do outro. Para chegar a esta região, você deverá pegar a linha vermelha L1 do metrô e descer na estação Hostafrancs. Ao sair da estação você se verá de frente a Arenas de Barcelona, um outro bom ponto turístico, mas na qual não tive a oportunidade de entrar. De frente a Arena, você verá a Praça de Espanya, juntamente com duas torres - Venetian Towers e de frente a estas torres, estará majestosamente o Museu Nacional de Arte da Catalunha. O museu é um lindo turístico, não só pelo museu, mas por conta da região onde o mesmo e encontra, pois o mesmo está dentro do “Parque de Montjüic”, onde encontra-se também o Parque Olímpico, Teleférico de Montjüic e o Castelo de Montjüic.

Obs: Recomendo deixar um tempo maior para conhecer esta região, uma vez que há vários pontos turísticos um próximo do outro e na qual você fará uma boa caminhada no parque de Montjüic, caso queira ir a todos os pontos citados, se for a pé, prepare-se para andar, vá com um calçado confortável e uma garrafa de água. Caso queira comodidade, o teleférico o levará ao ponto mais alto do parque, que possui uma vista simplesmente maravilhosa de toda a cidade.

Fotos dos pontos citados acima:

Arenas de Barcelona - Fonte: Henrique Ricoy

Torres Venecianas - Fonte: Henrique Ricoy

Museu Nacional de Arte da Catalunha - Fonte: Henrique Ricoy

Museu Nacional de Arte da Catalunha - Fonte: Henrique Ricoy

Parque Olímpico - Fonte: Henrique Ricoy


Teleférico do Parque Montjüic - Fonte: Henrique Ricoy

Castelo de Montjüic - Fonte: Henrique Ricoy

Umas das praças no Parque Montjüic - Fonte: Henrique Ricoy
http://www.castillomontjuic.com/
http://www.museunacional.cat/ca?lan=001


Região da La Rambla

Está é a parte mais antiga da cidade, e estende-se por toda a avenida da La Rambla e ao longo da mesma há diversos pontos turísticos, muito mesmo. Citarei as que eu visitei a achei bacana. A ordem dos pontos turísticos estão saindo da avenida desde o monumento a Colón (Cristóvão Colombo).

Primeiramente, ao longo de toda a avenida, no canteiro central, há diversas lojas, cafés, restaurantes e artistas de rua. Os pontos turísticos na região são: Plaza Real, Plaza Sant Jaume (Prefeitura de Barcelona), Mercado La Boqueria e Catedral de Barcelona. Todos são excelentes e maravilhosos pontos turísticos, como a região é a parte antiga de Barcelona, as ruas são planejadas, sendo assim há muitos becos e curvas, e em meio a estes, lindas lojas e maravilhosos restaurantes. Vale a pena andar devagar em meio aos becos e apreciar e comprar alguns souvenirs.

Fotos dos pontos turísticos citados acima:

Avenida De La Rambla - Fonte: Henrique Ricoy

Plaza Real - Fonte: Henrique Ricoy

Mercado La Boqueria - Fonte: Henrique Ricoy

Plaza Sant Jaume - Fonte: Henrique Ricoy

Carrer Del Bisbe - Fonte: Henrique Ricoy

Catedral de Barcelona - Fonte: Henrique Ricoy
http://www.catedralbcn.org/

Obs: Como a avenida é extensa, e há diversos pontos turísticos na região, recomendo fazer um bom roteiro, pois precisará voltar à mesma, caso entre em algum beco e não volte a avenida. Segue foto com mapa, citando os pontos turísticos para que fique exemplificado o que quis quiser para planejar.

Rambla Del Mar – Em frente ao Monumento a Colombo

Rambla Del Mar está localizada no início da Avenida La Rambla, na qual fica o Monumento a Colón (Cristovão Colombo) este que por sua vez também está à frente a Rambla Del Mar, uma região que possui uma ponte de madeira sobre o mar que liga a um shopping. Neste local há diversos barcos e iates. Ah, caso queira passear de barco, você pode comprar ticket para isso nesta região, a bilheteria está antes de atravessar a ponte. Para chegar a esta região, basta descer na estação Drassanes – Linha Verde L3.

Fotos dos pontos turísticos citados acima:

Monumento a Colón - Fonte: Henrique Ricoy

Rambla Del Mar - Fonte: Henrique Ricoy

Obs: Está disposto? Quer ir a praia? Se estiver nesta região e disposto, você pode a partir do Monumento a Colombo, seguir calçada da avenida Ronda Litoral e virar à direita na Passeig Dom Joan Bordó. A Passeig Dom Joan tem por sua totalidade, restaurantes e lojas de aluguel de bicicleta. Se pegar qualquer rua à esquerda e seguir reto, você sairá na praia. Creio que se for direto, sem parada, você conseguirá chegar à praia saindo do Monumento em menos de 30 minutos. Veja fotos da praia abaixo.

Praia Barceloneta - Fonte: Henrique Ricoy

Praia Barceloneta - Fonte: Henrique Ricoy

Park Ciutadella/Zoo de Barcelona

Este parque é muito bacana, além de estar em frente ao Zoológico de Barcelona, faz parte desde o Parlamento da Catalunha e os museus de Geologia e Zoologia o mesmo possui diversas áreas verdes, onde é possível ver pessoas fazendo caminhadas, piqueniques, lendo e descansando. Além de ter uma linda cascata e um lago, na qual é possível andar de barco a remo por 6 euros (duas pessoas – 30 minutos).

De frente ao Park (portaria principal), há Arco de Triunfo de Barcelona, localizado no Passeig Lluís Companys. Se for ao parque, não deixe de visitar o Arco.

Fotos dos pontos turísticos citados acima:

Park Ciutadella - Fonte: Henrique Ricoy

Park Ciutadella - Fonte: Henrique Ricoy

Arco do Triunfo - Fonte: Henrique Ricoy

Arco do Triunfo - Fonte: Henrique Ricoy

Zoo de Barcelona - Fonte: Henrique Ricoy

http://www.zoobarcelona.cat/

Antoni Gaudí 

Gaudi foi um famoso arquiteto e um dos maiores representantes do modernismo. De suas obras, podemos citar algumas como: Parc Guëll, Casa Batlló e Igreja de Sagrada Família.

Fotos dos pontos turísticos citados acima, com respectivos sites ao final:

Igreja Sagrada Família - Fonte: Henrique Ricoy

Parc Guëll - Fonte: Henrique Ricoy

Parc Guëll - Fonte: Henrique Ricoy
Parc Guëll - Fonte: Henrique Ricoy

http://www.parkguell.es/en/portada
http://www.sagradafamilia.cat/
http://www.casabatllo.es/

Compras

Por toda cidade é possível encontrar pequenas e grandes lojas, mas há uma famosa e importante avenida com diversas lojas de grife, a Passeig de Gràcia.

Plaça de Catalunya

Esta famosa praça está entre a avenida La Rambla e o Passeig de Gràcia. Ao redor da mesma há diversas lojas como El Corte Inglés, FNAC, Hard Rock e outras. Recomendo!

Plaça de Catalunya - Fonte: Henrique Ricoy